Guardar memórias vai muito além de tirar fotos. No mundo digital e acelerado de hoje, fazemos fotos todos os dias e deixamos elas acumularem no celular, esquecendo-as na galeria bagunçada e correndo o risco de perdê-las. Fazer um fotolivro ou um álbum garante que momentos virem histórias e histórias virem um legado. Nesse texto, você vai entender a diferença entre um fotolivro e um álbum e por que cada um guarda um tipo de beleza.
Afinal, o que é um fotolivro?
Um fotolivro, como o nome diz, é um livro de fotos. Nele, suas fotos estarão impressas ou reveladas diretamente nas páginas. É como se ele “nascesse pronto”, pois todas as fotos que você escolher já estarão impressas nele e depois não é possível incluir mais fotos. Existem diferentes tipos de acabamentos, tamanhos e a diagramação pode ser feita da maneira que você preferir.
Qual é a diferença entre álbum e fotolivro?
Em um álbum, as fotos estão coladas ou encaixadas. Ele é dinâmico, pois você pode ir inserindo novas fotos sempre. Além disso, na grande maioria dos álbuns, é possível escrever, colocar legendas, colar objetos e lembranças junto com as fotos. Em um álbum, as páginas vão se preenchendo enquanto as memórias acontecem.
Como funciona um fotolivro?
Em um fotolivro, você seleciona todas as fotos que quer usar, faz a diagramação (design), manda para uma gráfica (para imprimir ou revelar), e ele chega pronto. Ele é lindo e perfeito para momentos pontuais, como uma festa de aniversário ou um ensaio fotográfico de família.
Impressão nas páginas
Como a impressão ou revelação é feita diretamente nas páginas, não é possível mudar nada depois que ele estiver pronto. É importante escolher uma gráfica de qualidade, com boas referências, para que você tenha um livro que dure por muitos e muitos anos.
Formato de livro
Por ser em formato de livro, ele é prático e elegante, perfeito para você guardar momentos marcantes, como sua festa de casamento, seu ensaio gestante ou o primeiro aninho do seu filho.
Personalização
É um livro totalmente personalizável, no qual você vai escolher quais fotos ficarão em destaque, quais ficarão menores. A vantagem é que na diagramação você pode dar destaque às fotos que prefere (deixando-as grandes) e deixar fotos menos importantes em tamanho menor.
É comum, por exemplo, no fotolivro de um aniversário, deixar grande as fotos do aniversariante, e menores as dos convidados. Ou ainda, numa página em que será mostrada a decoração, uma foto maior com a decoração principal e fotos pequenas com os detalhes.
Processo de produção
Ao escolher a gráfica, é importante certificar-se do tipo de papel usado, a gramatura do mesmo, e o principal: se ela usa impressão ou revelação. Materiais impressos desbotam, enquanto os revelados duram mais de 200 anos.
Acabamento
Existem diferentes acabamentos, principalmente quando falamos das páginas internas. As páginas em papel couché são as mais simples, parecidas com revistas premium. Elas são flexíveis, seu fotolivro vai ficar mais fino e também é a opção mais econômica.
Existem também as páginas chamadas FLAT, também feitas em papel couché, porém com acabamento interno que as tornam rígidas, sem aquela curvatura no miolo do álbum. E se você quer um fotolivro Premium, a melhor opção é com papel fotográfico, ele é rígido como o FLAT, com nitidez muito melhor, visto que se trata de revelação fotográfica, e consequentemente, a durabilidade também é superior.
Quantas fotos cabem em um fotolivro?
Um fotolivro é muito versátil com a quantidade de fotos, já que em uma página você pode colocar uma única foto ou inúmeras fotos.
Em geral, o número mínimo de páginas que as gráficas fazem são 20, isto é, você precisa ter no mínimo 20 fotos, e pode chegar até 200, se usar 10 fotos por página. Mas nesse caso, lembre-se: elas ficarão bem pequenas. O ideal é variar o número de fotos por página, de acordo com a importância que você quer dar a cada imagem.
Vantagens de ter um fotolivro
O fotolivro é um livro que conta uma história, com começo, meio e fim. Ele é um livro ilustrado daquele evento, de uma forma muito organizada. Ele é prático, pois chega pronto para guardar ou presentear.
Valor histórico
Ao fazer um fotolivro, você deixa um capítulo da sua vida eternizado, guardado para sempre. É perfeito para marcar grandes acontecimentos: viagens, aniversários, ciclos que se encerraram. Funciona como um capítulo da vida já escrito, com começo, meio e fim. Um objeto pronto para ser guardado, mostrado, presenteado.
Requinte
Ele é elegante e ao mesmo tempo prático, e pode ficar muito requintado dependendo da escolha do acabamento das páginas, capa, caixa para guardá-lo etc. Eventos especiais como casamentos, aquela festa de aniversário de datas marcantes (1 ano, 10 anos, 15 anos), batizados combinam perfeitamente com um fotolivro.
Acesso rápido
Quando você tem as fotos em um álbum ou fotolivro, você tem um acesso rápido e palpável daquele evento e revisita as suas memórias de uma maneira muito real. Não precisa ficar buscando entre as milhares de fotos da galeria do seu celular, suas memórias estão ali, com cheiro e textura, na sua mão.
Fotolivro para cada fase da vida das crianças: Mamãe Elefante
Para as fotos do dia a dia, um fotolivro pode não ser a melhor opção. Contudo, um álbum de fotos, montado mês a mês, tem muito significado na construção da história de uma criança. O álbum vai sendo construído no ritmo da família e as memórias vão sendo eternizadas conforme elas acontecem.
Na Mamãe Elefante, acreditamos que um álbum de família é um projeto vivo, que vai ganhando novas fotos, novas legendas e novas lembranças a cada mês. Ao lado da foto do show, o ingresso colado. A letrinha da criança eternizando as legendas. E a mamãe também poderá escrever um pequeno texto ao lado de uma foto para contar a emoção daquele momento.
Acreditamos no poder desse processo contínuo de construção. Quando uma mãe começa a colar as fotos do mês no seu álbum, ela está se colocando no papel de guardiã da história daquela família. E quando uma criança folheia seu álbum, ela está se enxergando como protagonista da sua história. Ainda, quando chega uma nova foto e ela quer colar no álbum, ela entende a continuidade e o quanto o que vive é importante para a sua formação.
Na nossa comunidade, o álbum se tornou um ritual. Um lembrete mensal de que as nossas maiores lembranças estão nos pequenos momentos. São nas fotos do dia a dia que estão eternizadas a bagunça da infância, da primeira professora ao joelho ralado.
Acreditamos muito na força dos álbuns de família. Afinal, eles são construídos junto com a vida. Ele é vivo, ele é movimento, ele conversa com o agora e conta a vida real: a que acontece todos os dias, sem filtro, sem maquiagem, muitas vezes caótica.
E para fazer isso com a Mamãe Elefante é muito fácil. Ao assinar o seu plano, todos os meses você vai nos enviar as fotos que tirou do seu celular pelo WhatsApp, e vai receber em casa. Então, é só separar uns minutinhos e completar o seu álbum, aos pouquinhos, mês a mês, combinado?
Quando você menos esperar, vai ter vários álbuns completos. E a história da sua família e da infância dos seus filhos estará ali, eternizada por você. Conheça os nossos planos e seja uma Mamãe Elefante!



